top of page
  • Foto do escritorghackmann

Um de nós foi feliz


Quando eu estava me preparando para iniciar a escrita de Carioba, me pus a ler livros cujas histórias se passavam nos anos 30, 40, como uma forma de me ambientar aos acontecimentos da época, costumes, história, etc.


Tive a oportunidade de ler Um de nós foi feliz, Maquinaria Editorial, de Paulo Stucchi, www.paulostucchi.com.br ,escritor aqui pertinho da região de Itu, finalista do Jabuti e um apaixonado em escrever romances históricos, com vários títulos abordando o período da Segunda Guerra Mundial.


O livro conta a história de Susana, uma filha muito marcada pelo pai, seja por sua indiferença, seja pela forme rude com que era tratada por ele, até o dia em que esse pai abandona a família no Rio Grande do Sul e volta para a Alemanha.


Por um tempo, o pai envia dinheiro e alguma correspondência. Mas somente após a sua morte, a filha, que cresce marcada por essa ausência, tem o desejo de entender quem era o seu pai e buscar razões pela forma como ele tratava a família.


Nessa busca, ela encontra uma pessoa na Alemanha que conhecia o pai dela e a família que ele teve por lá. A pessoa tinha vários arquivos e guardados sobre o pai. A partir do encontro com esses fragmentos da história da vida do pai, a filha vai descobrindo um jovem que ousou enfrentar o início do nazismo na Alemanha nos anos 30 e que fora mandado por seu pai para o Brasil para não ser morto ou preso pelo regime.


Quando isso acontece, ele deixa seu grande amor na Alemanha, amor esse que nunca esquece, mesmo após vários anos no Brasil, com família e filhos.


Em uma narrativa muito tocante, cuidadosa e sensível, o Autor mostra como a filha, magoada e ferida, machucada, vai aceitando, compreendendo e entendendo a vida do pai, suas escolhas e seu destino.


Uma história que revela o quanto uma guerra divide famílias, traz luto, dissipa esperanças, o quanto uma ideologia impõe amarras e destruição à vida humana.

Uma história que emociona e fala de perdão, do amor, da dor da rejeição e do abandono. Uma história que traz um pequeno consolo ao nos depararmos que, pelo menos, alguém daquela família arruinada foi feliz.


(Carioba - As Tramas do Algodão é meu romance histórico que conta a vida na vila operária de Carioba, bairro que existiu em Americana SP, entre os anos de 1902 a 1976 e que também tem sua história marcada pela Segunda Guerra Mundial. Adquira seu exemplar pela Amazon, em livro físico ou e-book, ou pelo site da papelaria Tamoio. Eu e você ficaremos felizes).



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page