As Correntes de Vento
- ghackmann

- 20 de set.
- 2 min de leitura
Foi em 26 de setembro de 1987 que eu lancei a 1a versão de O Fruto Disso Tudo, meu primeiro livro publicado. Eu tinha 22 anos, sonhava em me tornar escritor, publicava crônicas toda semana no jornal, já havia escrito outros 4 livros não publicados.
Para divulgar o lançamento, tirei xerox (ainda se fala xerox?) da capa do livro e saí colando em paredes de alguns estabelecimentos. Deve ter saído uma entrevista no jornal também.
Na noite do lançamento, para minha absoluta surpresa, muita gente apareceu. Muito mais do que eu imaginava. Eu não sabia, mas, por conta das minhas crônicas no jornal, eu tinha um público leitor, uma preciosidade que eu não tinha dimensão da importância.
Porém, por inúmeras razões, parei de escrever algum tempo depois do lançamento.
Voltei a escrever durante a pandemia e de 2022 para cá já são 3 livros publicados: a 2a versão do O Fruto Disso Tudo, Seria Para Você e Carioba - As Tramas do Algodão.
E agora, no próximo dia 26 de setembro de 2025, 38 anos depois do primeiro livro publicado, lanço Carioba As Correntes de Vento, o 2o livro da trilogia sobre a ficção histórica da vila operária de Carioba.
Dessa vez, não tirei xerox da capa do livro, nem preguei cartazes de sulfite nas paredes. Hoje tem o instagram, whatsapp, flyers e até booktrailer para divulgar. O público leitor está em formação, em processo de conquista. A editora também não é mais uma prestadora de serviço, mas uma editora que publica no modo tradicional, um privilégio para mim.
Muitos ventos contrários dificultaram meu retorno à escrita. Porém, muitos ventos também me impulsionaram e me levaram a quebrar correntes que prendiam a imaginação, seguravam o tempo, impediam o desenvolvimento do processo da escrita.
Tenho por mim, que o primeiro livro da trilogia, "Carioba - As Tramas do Algodão", está cumprindo muito bem o seu papel, a história desperta interesse, leitores e o livro tem tido boa saída. "Carioba - As Correntes de Vento" é a sequência da história e vai ser um desafio alcançar a todos que leram o primeiro livro da trilogia, encontrar novos leitores e manter o interesse pela trilogia às pessoas.
Em todo o caso, aquele jovem de 22 anos, hoje já com xerox plastificado de documento para estacionamento de idoso guardado no porta-luvas do carro, pode vir a ser um dia, quem sabe, o escritor que tanto sonhou.
"Carioba - As Correntes de Vento" é uma ficção histórica que cobre o período de 1941 a 1944 da vila operária de Carioba e a a fábrica de tecidos que impulsionou a indústria têxtil de Americana e região.
Lançamento: 26 de setembro de 2025, 19h30min - Quiero Café - Americana SP
Todos estão convidados!




Comentários