top of page
  • Foto do escritorghackmann

Quem matou Chico Mendes?

(esta crônica foi publicada em 05jan1989 e permanece atual)


As atividades subversivas e os movimentos de agitação comandados pelo Cavaleiro Vingativo e seu bando aumentavam dia a dia em todo o país, colocando em risco as alegrias de muita gente. Eram movimentos de sem-teto, posseiros, partidos revolucionários de esquerda, lutas ecológicas agressivas e insinuações de atentados aqui e acolá eclodindo pela nação sem que ninguém se opusesse de forma organizada e combativa.

Com o crescimento também nas urnas de partidos de esquerda, fruto do alarde e do sentimento de perda surge o Estantarte da Tradição, que juntamente com seus novos sócios, iria se contrapor ao Cavaleiro Vingativo e seu bando.

E no Gabinete Secreto, o Estandarte da Tradição organizava seu primeiro ataque:

- Cidadãos respeitados, urge que os verdadeiros nacionalistas e patriotas desde país se organizem e comecem a dizimar as sementes plantadas por este Cavaleiro Vingativo.

- Isso mesmo. Precisamos salvar este país.

- Pois bem. Temos total apoio das organizações de defesa do capitalismo, da liberdade, da tradição, da propriedade, do lucro e da economia livre e por isso são totais as condições nossas de enfrentar e esmagar as atividades esquerdistas do Cavaleiro Vingativo.

- Queremos mais! Queremos mais! Entoam os sócios presentes o grito de querra da organização.

- E para provar a nossa força - diz o Estandarte da Tradição, olhando fixo para seus sócios e ao mesmo tempo alisando sua gravata de risquinhos - vamos ao Acre. Vamos para Xapuri.

- Mas em Xapuri a Erundina também vai ser prefeita? pergunta um dos sócios.

- Não diga bobagens, sócio. Lá tem um tal de Chico Mendes. Sindicalista rural e ecologista. Tem organizado os seringueiros a explorarem a borracha de forma natural, para preservar a floresta. Uma balela que pode vir a comprometer a indústria da borracha da região, pois certamente a produção vai cair.

- Meu Deus! Quanto desemprego será gerado! Comenta um dos sócios.

- Isso mesmo. Mas esse tal de Chico Mendes não é capaz de enxergar isso. Precisamos defender as famílias que dependem da extração da borracha para alimentarem seus filhinhos. mas o pior é que esse Chico Mendes vem organizando de forma esquerdista os posseiros e os trabalhadores rurais da região. E tem erguido firmemente a bandeira da ecologia.

- Verde para mim só dólar.

- Ecologia, meus sócios, entendam bem isso, é vermelho disfarçado de verde. Precisamos combatê-la senão perderemos nossas liberdades.

E dias depois, em Xapuri, um pistoleiro contratado pelo Estandarte da Tradição, na frente da casa de Chico Mendes, à queima-roupa, assassina o ecologista com um tiro de cartucheira, para dar requintes de ter sido alguém da região o criminoso.

O mundo todo se indignou. Jornais de diversas nações comentaram e lamentaram o fato. Os trabalhadores brasileiros choraram. os ecologistas murcharam dentro de si. O Cavaleiro Vingativo acompanhou os funerais e exigiu apuração dos fatos, ele que já anunciava a possibilidade da barbárie semanas antes de acontecer.

Mas, seguro de ter intimidado muitos camponeses da região, o Estandarte da Tradição, em seu gabinete secreto, fumando seu charuto e acompanhando tudo pela TV, sorria de satisfação, planejando novos ataques pelo Brasil, também seguro de que não seria punido.


Gilberto Hackmann

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DOCE e ABACAXI

Minha tia Zula me salvou algumas vezes na vida. Na escola, principalmente. Eu era o nerd da classe, o que só tirava dez. Aquela situação chegava a ser constrangedora. Então, uma vez, os professores pr

Caminho dos Ovos

Quando eu procuro a minha mais antiga lembrança, o que eu encontro no fundo da memória é minha mãe pedindo para eu buscar os ovos no galinheiro. No fundo de casa ainda não existia o salão que meu pai

FIAT OGGI

Uma vez, um morador do bairro anunciou a venda de seu Fiat Oggi. Era um modelo CSS, esportivo, rebaixado, preto e com adesivos vermelho Ferrari. O interior era em vermelho e muito elegante aos moldes

Kommentare


bottom of page